quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Imaginar e planejar uma cobertura multimídia. Tema: Eleições

A cobertura do segundo turno das eleições 2010 a ser feita será baseada numa cobertura regional, do estado do Rio Grande do Sul.

Brasília: Seriam necessários dois repórteres em Brasília para transmitir através de podcasts e vídeo o que está acontecendo no local, durante o dia e na apuração dos votos. Para isso seriam necessários também dois cinegrafistas para as imagens que seriam passadas a um hot site planejado especialmente para as eleições dentro do site já existente da empresa de comunicação. Smartphones com acesso à Internet, câmeras fotográficas e notebooks também seriam necessários.


Lula: já que está chegando ao fim do seu mandato, uma equipe deve seguir os passos do presidente Lula antes do segundo turno, durante e logo após a apuração dos votos.

Porto Alegre: repórteres nos principais pontos de votação para também, através de vídeos, textos e podcasts fazerem a cobertura da capital no segundo turno. Os mesmo aparelhos disponíveis para os profissionais de Brasília seriam disponibilizados a estes.

Tarso Genro: como é uma cobertura regional das eleições, um repórter deve ir atrás do eleito governador, Tarso Genro, para conseguir um depoimento seja em áudio, vídeo ou pela produção de uma matéria impressa para que seja divulgada sua principal fala e seus desejos na campanha que esta finalizando.

Maiores cidades do Rio Grande do Sul: um repórter em cada uma dessas cidades com acesso a notebooks e celulares para transmissão da votação.

Local de votação dos presidenciáveis:  um repórter e um cinegrafista com o mesmo material dos demais para cada candidato à presidência para conseguir depoimentos deles na hora da votação e pós apuração dos votos.
Dilma- Porto Alegre
Serra- São Paulo
Marina- Rio Branco – é importante conseguir um depoimento sobre a posição da terceira principal candidata desta eleição.

Na sede da empresa de comunicação haveria uma equipe de 7 a 10 pessoas selecionando as matérias enviadas pelos repórteres e editando as matérias impressas, bem como o twitter, para que fossem divulgadas nos veículos tradicionais. Além das matérias mais produzidas os próprios repórteres divulgariam simultaneamente fragmentos do que está acontecendo no momento, no local em que estão.

Além do hot site planejado dentro do site da empresa, esta, que já teria uma conta no twitter iria disseminar uma tag específica do veículo para que eleitores enviem fotos, vídeos e comentários do dia de votação e apuração nas suas cidades.

Após a apuração matérias com vídeos sobre o/a presidente eleito e o/a candidato que perdeu serão produzidas, assim como matérias sobre a nova estrutura de governo que irá se formar.

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