sábado, 18 de setembro de 2010

Semana Acadêmica da Comunicação Social -UCPel

Entrevista com o Coordenador do Diretório Acadêmico da Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), André Zenobini, sobre a Semana Acadêmica do curso, que aconteceu de 13 a 17 de setembro:



Há quanto tempo os integrantes do Diretório Acadêmico estavam preparando a Semana Acadêmica da Comunicação?

Desde o final de maio de 2010. A idéia surgiu depois do Intercom Sul 2010.

Como foi a seleção dos temas e profissionais que dariam as palestras?

Nós trabalhamos com um orçamento muito pequeno e apertado, então tivemos que procurar profissionais que tivessem alguma relação afetiva com a Universidade e que soubessem da nossa realidade, ou que estivessem próximos para facilitar a vinda até Pelotas, sempre pensando na qualidade dos profissionais que se apresentaram. Tentamos fazer o mais variado possível, tentando abordar os mais diversos nichos da comunicação social.

O destaque desta Semana foi mais para palestras práticas. Houve uma opção de não abarcar a pesquisa acadêmica?

Não foi intencional. O Diretório Acadêmico tem como uma de suas atribuições incentivar a pesquisa acadêmica, a opção de procurar o lado mais prático da profissão foi para chamar a atenção dos estudantes. É possível notar o baixo interesse pela pesquisa entre os estudantes, pois cada vez mais diminui o interesse dos alunos na participação de eventos de pesquisa como é o caso do intercom. 

Por que há uma dificuldade do curso de Comunicação Social da UCPel em estabelecer um período fixo na agenda de eventos para uma semana acadêmica por ano?

Pela inconsistência das gestões que passam pelo diretório acadêmico. Em muitos momentos estavam mais preocupados em outras coisas que não cabe a mim dizer. É difícil organizar um evento desses, requer tempo, dinheiro, por vezes, exige que a pessoa se incomode, tem que correr atrás dos palestrantes, liberações e apoios. Acho que pela dificuldade de se organizar isso é que causa esse desequilíbrio de periodicidade.

Vocês esperam que com a volta da Semana Acadêmica ela aconteça novamente em 2011?

Em breve será aberta a eleição para uma nova gestão no Diretório Acadêmico. Espero que a próxima equipe se preocupe com os anseios dos alunos da comunicação e não com questões externas. Acredito que um Diretório Acadêmico tem que ser um movimento político, que lute pelas necessidades daquele que representa, que no nosso caso são os alunos do curso de comunicação social. Um DA tem que ser apartidário, mas tem que ter a vontade de buscar e dialogar com a reitoria e com a coordenação e direção do curso. Brigar por brigar não resolve nada, o diálogo pode trazer muitos benefícios para ambos os lados.

O número de alunos superou as expectativas?

Sim. Nós tínhamos uma expectativa em torno de 100 inscrições e ultrapassamos as 130. Isso mostra que o pessoal se envolveu com a semana acadêmica. O número de pessoas assistindo as palestras também foi muito bom.

Qual a importância de um evento desses para os alunos de Comunicação Social?Quais os próximos projetos do Diretório Acadêmico da Comunicação? 

É extremamente importante para os alunos de Comunicação Social participar de eventos como esse, seja ele voltado pra prática ou pra pesquisa. Nesses momentos os alunos podem interagir com profissionais que conhecem o mercado de trabalho, as dificuldades, os caminhos, e essas trocas de experiências são fundamentais para o progresso acadêmico. Hoje um palestrante pode ser teu futuro orientador de mestrado, doutorado ou ainda ser teu chefe ou colega.  O futuro das ações do Diretório Acadêmico agora será responsabilidade da próxima chapa que assumir essa função.


Nenhum comentário:

Postar um comentário