quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Twitter: Nova fonte de informação

Jornalistas estão usando a rede de microblog para informar e obter novas fontes. É hora de inovar.

Ao ligarmos o computador logo abrimos duas ou mais abas do navegador para acessarmos o e-mail, o Facebook e algum programa de bate-papo. A internet, além de ser um meio de estabelecer conversas é também a forma mais rápida de se manter informado. Mas como visitar tantos sites de notícias ao mesmo tempo? Enchendo o navegador de abas e o cérebro de propagandas ou notícias que não queremos realmente saber?

Para suprir nossa necessidade de orientação no que diz respeito a informações jornalísticas é que jornais impressos e outros meios online estão utilizando o Twitter , uma ferramenta de microblog criada em 2006, onde os usuários atualizam em até 140 caracteres o que estão fazendo no momento em que "twittam".

Com esta nova "rede social" os jornalistas estão usando a plataforma para chegar mais rápido em seus leitores e criar um novo jeito de informar através da escrita: com interação mútua e instantânea, facilitando no computador ou no telefone móvel o acesso ao que está acontecendo. Como os receptores não têm tempo para acessar todos os webjornais que desejam, eles optam por seguir no Twitter esses jornais e só ler o que lhes interessa. A ferramenta permite que você saiba de muito mais dados do que se somente acessasse alguns sites tradicionais. Mas então, quais são as principais características que o Twitter tem e que podem ser usadas a favor do jornalismo?

- O jornalista pode usar a ferramenta como inspiração para outras reportagens, já que pode interagir com o leitor e fazer comentários sobre um assunto, para medir o grau de interesse  das pessoas. É usado como um novo e mais interativo mecanismo de busca.
Jornalistas procuram no Twitter fontes para
 auxiliar na produção de matérias
   
- Outras fontes podem surgir a partir do Twitter. É o caso do perfil Ajude Um Repórter , onde jornalistas utilizam a hastag #arpo para que pessoas possam dar entrevistas ou outros repórteres possam auxiliar nas matérias.
   
- Os jornalistas podem captar imagens ou informações que usuários do Twitter estão anunciando sobre algum fato momentâneo, sem precisar usar outros meios de comunicação para saber por exemplo, como estão os temporais no Rio Grande do Sul. Isto pode ser feito através das hastags (#) usadas no início da palavra que caracteriza o assunto, ou através de fotos publicadas no Twitpic, uma espécie de fotolog especial para divulgar imagens no microblog.
  
 - O jornalista, ao usar um perfil da empresa na qual trabalha pode também analisar a popularidade do jornal ou da revista pela quantidade de vezes que o usuário retwitta uma informação do veículo.

- Além da matéria divulgada o veículo jornalístico pode mostrar o que acontece quadro- a-quadro, deixando o receptor se sentir parte da produção.
   
E, talvez a melhor característica que o Twitter tenha e que deve ser bem explorada pelos veículos jornalísticos é a divulgação imediata de fatos que acontecem no momento em que o repórter está na rua, em casa, viajando ou no seu momento de folga. Com a ideia de não ultrapassar 140 caracteres para dar uma informação, o comunicador pode e deve usar essa ferramenta para divulgar dados ainda fragmentados, mas que estão acontecendo simultaneamente à divulgação que está sendo feita por ele ou pela empresa na qual trabalha. As pessoas querem saber rapidamente o que acontece longe de seu alcance, e  no Twitter elas podem confrontar opiniões de jornais com a credibilidade que um impresso passaria.
   
Alguns serviços úteis para jornalistas e usuários do Twitter:


Twitter Search - mecanismo de busca do Twitter.
Twitter Grader - serve para medir o "poder" e a "autoridade" do seu Twitter. Mecanismo interessante para jornais, revistas e programas de televisão que tem perfil.
Twitpic - compartilhamento de imagens no Twitter. Através do Twitpic é possível enviar fotos do celular.
Twitcam - compartilhamento de vídeo ao vivo no Twitter  



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