quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Saber diferenciar blog de microblog: difícil?

Blogueiros do Twitter Brasil são mais uma vez apontados como "donos do Twitter" e Marta Suplicy os processa. O engano foi confirmado pela assessoria da candidata ao Senado.


Advogados da campanha de Marta Suplicy (PT), que pretendiam acabar com um falso perfil feito por um usuário no Twitter da candidata à senadora por São Paulo nas eleições 2010 , acabaram acionando erroneamente o blog Twitter Brasil, alegando que seus editores eram os responsáveis pelo serviço de microblog no Brasil.

Criadora do blog, a jornalista Raquel Camargo, não é a responsável pelo Twitter no Brasil e nunca criou perfis falsos contra a candidata do PT. Conforme foi publicado pela assessoria de Marta Suplicy, que até mesmo possui um perfil na rede de microblog (@martasenadora) , no andamento da ação se chegou ao nome de Raquel através de uma empresa de consultoria da área de Internet. Os editores do Twitter Brasil então receberam no dia 19 de agosto, um mandado endereçado ao "Twitter, com escritório no Brasil", exigindo apresentação em 48 horas e solicitando a retirada de um perfil fake do Twitter.


Processo encerrado


Este tweet foi a única mensagem enviada
para o Twitter Brasil pela equipe da candidata
Blogueiros, twitteiros e sites que ficaram sabendo do engano promoveram uma mobilização nas redes sociais e a assessoria da candidata desistiu da ação. Os editores do blog esperaram até hoje, dia 25, para receberem a resposta de homologação do Juiz e desistência da ação. Segundo o blog Twitter Brasil, caso o processo fosse direcionado à pessoa certa, o Ministério Público já havia dado um parecer de que não aceitaria o pedido de retirada do perfil falso do Twitter, já que isto não prejudicava a campanha de Marta Suplicy e, se retirado do ar, a liberdade de expressão de quem criou o perfil seria tolhida.


Não é a primeira vez


Esta é a segunda vez que um candidato do PT move uma ação contra os representantes do Twitter Brasil por um fake criado no Twitter. Em 2008 a candidata à prefeitura de Fortaleza, Luzianne de Oliveira Lins abriu um processo também sobre um falso perfil na rede que envolvia o blog mostrando-o como representação do Twitter, propaganda irregular e criação de falso perfil. O blog saiu do ar em setembro daquele ano e retornou alguns dias depois.


Twitter Brasil


O blog Twitter Brasil foi criado no dia 24 de janeiro de 2008 com o objetivo de levar informações sobre microblogs para usuários brasileiros que, até então, não eram um número expressivo no país. Os editores que desenvolvem este projeto são Raquel Camargo, Gabriela Zago e Fernando Souza.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário